domingo, 13 de março de 2011

Joao Reis

Iniciou-se no Instituto de Formação, Investigação e Criação Teatral, onde foi dirigido por Adolfo Gutkin.
Estreou-se como actor na peça D. João e a Máscara, de António Patrício, encenado por Mário Feliciano, no Teatro da Politécnica. Seguidamente ajudou a fundar os Ópera Segundo São Mateus, onde foi dirigido por António Pires, em peças de Rainer Werner Fassbinder e Samuel Beckett.
Participou no Encontro Acarte de 1991, numa criação de Duarte Barrilaro Ruas [1], apresentada na Fundação Calouste Gulbenkian.
Posteriormente foi dirigido por José Wallenstein, Miguel Guilherme e Luís Miguel Cintra, no Teatro da Cornucópia, Carlos Avilez, Rui Mendes e Carlos Pimenta, no Teatro Nacional D. Maria II, Ricardo Pais, Nuno Carinhas e Giorgio Barberio Corsetti, no Teatro Nacional São João, e João Lourenço, no Teatro Aberto.
Fez a direcção cénica do espectáculo Buenas Noches Mi Amor, a partir de Al Berto, e de As Barcas de Gil Vicente, encenação de Giorgio Barberio Corsetti, ambos no Teatro Nacional S. João.
No cinema salienta as suas participações em Manual de Evasão – LX94, de Edgar Pêra, Sapatos Pretos e Noite Escura, de João Canijo, Camarate, de Luís Filipe Rocha, O Quinto Império, e de Manoel de Oliveira, tendo trabalhado ainda com Ruy Guerra, Rita Azevedo Gomes, entre outros.
Na televisão participou nos telefilmes 88, de Edgar Pêra, O Meu Sósia e Eu, de Tiago Guedes, Amigos Como Dantes, de Mário Barroso e Holocaustos, de António de Macedo. Integrou o elenco da série A Ferrerinha, de Jorge Paixão da Costa, para RTP1, onde interpretou a personagem de Camilo Castelo Branco.
Para a rádio deu a voz a Encruzilhadas, programa dedicado aos Blues e suas ramificações e realizou A Noite do Camaleão, série de encenações sonoras com leitura de textos alusivos à música divulgada, ambos na Rádio Clube Português.
É pai de três filhos, Francisco, do seu relacionamento com a actriz Joana Seixas, Maria Beatriz e João Maria, fruto do seu casamento com a apresentadora Catarina Furtado.
Apesar de ter nascido em Lisboa, é adepto do Vitória de Guimarães, tendo participado no programa Trio de Ataque, na RTPN, como representante dos vimaranenses.
Joao Reis local de nascimento, data de nascimento, quantos anos?
○○○ ○○○

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright Medias imagens • fotos, fotografia - photos imagens - imagens © 2011 - All right reserved.