sábado, 5 de março de 2011

Alberto Jardim

Alberto João Jardim é filho de Alberto Gonçalves Jardim, funcionário público (Funchal, 1914 - Funchal, 1954) e da sua esposa Marceliana do Patrocínio de Jesus Cardoso (Funchal, 1909 - Funchal, 2007). Licenciou-se em Direito, pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra. Iniciou a sua vida profissional como professor nos ensinos técnico e secundário. Cumpriu o Serviço Militar como oficial de Acção Psicológica, em Lisboa e na Madeira. Foi admitido na Ordem dos Advogados, mas deixou a advocacia] para exercer funções como director do Centro de Formação Profissional da Madeira. Foi director do Jornal da Madeira, onde mantém uma coluna semanal. Foi professor convidado na extinta Universidade Independente.
Alberto Jardim

Alberto João Jardim

Após o 25 de Abril juntou-se aos fundadores do Partido Popular Democrático, assumindo um papel essencial na sua implementação na Madeira. Vem sendo sucessivamente eleito deputado à Assembleia da República e à Assembleia Legislativa da Madeira, onde liderou a bancada social democrata da sua bancada. Ocupa o cargo de presidente do Governo Regional, desde Março de 1978. Foi vice-presidente do Partido Popular Europeu e do Comité das Regiões, entre 2000 e 2001, bem como presidente da Conferências das Regiões Periféricas da União Europeia, entre 1978 e 1996. Membro de várias instituições, mantém-se como presidente da Fundação Social Democrata da Madeira e presidente honorário da Juventude Social Democrata da Madeira. É doutor honoris causa, pela Universidade de São Cirilo (Itália).
Em 19 de Fevereiro de 2007, apresentou a demissão do cargo de Presidente do Governo Regional[2] em protesto contra a nova Lei de Finanças Regionais que o governo de José Sócrates apresentou. A sua renúncia levou o Presidente da República a dissolver a Assembleia Legislativa da Região, após parecer do Conselho de Estado e a convocar eleições antecipadas para 6 de Maio de 2007, que de novo veio a vencer, desta feita com maioria reforçada.[3].
É casado com Maria Ângela Andrade Martins, desde 1968, e pai de três filhos, Cláudia, Pedro Alberto e Andreia.
○○○ ○○○

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright Medias imagens • fotos, fotografia - photos imagens - imagens © 2011 - All right reserved.