Alberto João Jardim é filho de Alberto Gonçalves Jardim, funcionário público (Funchal, 1914 - Funchal, 1954) e da sua esposa Marceliana do Patrocínio de Jesus Cardoso (Funchal, 1909 - Funchal, 2007). Licenciou-se em Direito, pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra. Iniciou a sua vida profissional como professor nos ensinos técnico e secundário. Cumpriu o Serviço Militar como oficial de Acção Psicológica, em Lisboa e na Madeira. Foi admitido na Ordem dos Advogados, mas deixou a advocacia] para exercer funções como director do Centro de Formação Profissional da Madeira. Foi director do Jornal da Madeira, onde mantém uma coluna semanal. Foi professor convidado na extinta Universidade Independente.
|
Alberto João Jardim |
Após o 25 de Abril juntou-se aos fundadores do Partido Popular Democrático, assumindo um papel essencial na sua implementação na Madeira. Vem sendo sucessivamente eleito deputado à Assembleia da República e à Assembleia Legislativa da Madeira, onde liderou a bancada social democrata da sua bancada. Ocupa o cargo de presidente do Governo Regional, desde Março de 1978. Foi vice-presidente do Partido Popular Europeu e do Comité das Regiões, entre 2000 e 2001, bem como presidente da Conferências das Regiões Periféricas da União Europeia, entre 1978 e 1996. Membro de várias instituições, mantém-se como presidente da Fundação Social Democrata da Madeira e presidente honorário da Juventude Social Democrata da Madeira. É doutor honoris causa, pela Universidade de São Cirilo (Itália).
Em 19 de Fevereiro de 2007, apresentou a demissão do cargo de Presidente do Governo Regional[2] em protesto contra a nova Lei de Finanças Regionais que o governo de José Sócrates apresentou. A sua renúncia levou o Presidente da República a dissolver a Assembleia Legislativa da Região, após parecer do Conselho de Estado e a convocar eleições antecipadas para 6 de Maio de 2007, que de novo veio a vencer, desta feita com maioria reforçada.[3].
É casado com Maria Ângela Andrade Martins, desde 1968, e pai de três filhos, Cláudia, Pedro Alberto e Andreia.
○○○
○○○
0 comentários:
Postar um comentário